terça-feira, 21 de agosto de 2012

João Sem Medo,











As Aventuras de João Sem Medo de José Gomes Ferreira é um livro fantástico que li pela primeira vez com 11, 12 anos (e entretanto já reli várias vezes) e me marcou bastante pela positiva. Não é um livro apenas juvenil é principalmente uma sátira inteligente com muito humor, aventura e fantasia.
Sobretudo dá que pensar, nem sei porque não é um livro mais conhecido, ainda por cima é de um escritor Português, nós continuamos a dar muito pouco valor ao que é nosso e muito mais ao que vem de fora o que é pena porque este livro é fantástico.


Resumo,
João Sem Medo habita na aldeia Chora-Que Logo-Bebes, cujos habitantes vivem presos à tradição de que tanto se orgulham: chorar de manhã à noite. Um dia, o nosso herói decide saltar o Muro que protege a aldeia da Floresta Branca, local onde «os homens, perdidos dos enigmas da infância, haviam estalado uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos». Tem assim início uma viagem surpreendente que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista, este romance de José Gomes Ferreira é um prodígio de efabulação e engenho narrativo. Uma obra fantástica e intemporal que continua a arrebatar tanto adolescentes como adultos.

By S


 

1 comentário:

  1. Recomendo muito, o filme! Sem dúvida que daqueles é o mais interessante. Esse livro despertou-me a curiosidade, vai prá lista! :)

    ResponderEliminar